Salto Alto. Qual é o seu limite?

0

As mais vaidosas justificam seu uso como um sacrifício pela beleza, já que apesar da dor, ninguém resiste a um belo par de saltos altos. Muitas mulheres dizem que depois de tanto tempo usando, o corpo se acostuma e já não sentem mais dor. Porém o costume é o grande vilão da história.
O uso frequente de sapatos de salto provoca o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, além de danos na coluna (aumentam as chances de se desenvolver quadros de lordose lombar), dores nos joelhos, além de calosidades, joanetes e unhas encravadas, no caso de sapatos de bico fino.



Se esses problemas ocorrem com adultos, imagine em crianças ou adolescentes que usam esse modelo durante um período em que o corpo ainda está moldando a postura. Quanto mais precoce se inicia o uso desse tipo de calçado, maior é a chance do desenvolvimento de sérios problemas na coluna, na rotação do osso da pelve (a garota fica com o bumbum mais empinado), além da aproximação dos joelhos e afastamento dos pés, o que deixa as pernas no formato de um "X".

"O uso de qualquer salto alto por muitas horas seguidas, e muitas vezes na semana, pode trazer problemas em qualquer idade". Porém, quanto mais nova for à menina, mais problemas ela terá no futuro, pois o uso desse tipo de calçado durante a fase de crescimento ósseo pode causar alterações na postura e na marcha. "Essas alterações, a longo prazo, podem gerar dores, desequilíbrio muscular, estresse articular e até degeneração nas articulações".


Então a solução seria jogar todas as sandálias e sapatos de salto alto fora? Não. "A mulher pode, sim, usar saltos, desde que esses não sejam os seus sapatos do dia a dia. O melhor é intercalar: naqueles dias em que não for andar muito, o salto está liberado, porém, quando o dia for muito agitado, opte por um tênis".








Cuidados na hora da compra
- Opte por comprar sapatos no final da tarde ou à noite, pois os pés incham durante o dia, o que pode atrapalhar na escolha do modelo mais confortável;
- Não queira usar sapatos menores do que o seu pé, compre sempre o seu número;
- Não acredite que o sapato vai lacear. No momento da compra ele deve estar o mais confortável possível;
- Sempre calce os dois pés do calçado, pois normalmente um pé é maior que o outro;
- O calçado não deve ser de material duro;
- Modelos de plástico, não deixam o pé respirar e podem trazer sérias micoses;
- Se o sapato causa incomodo ao seu pé, então não compre seduzida pela beleza;
- E lembre, conforto é essencial na escolha de qualquer modelo de calçado!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:Sálua Sayegh Podologia - Vitória e Vila Velha

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Para comentar você precisa ser seguidor, não custa nada e você ainda acompanha todas as postagens.
Deixe dúvidas, sugestões, elogios e reclamações.
Fique a vontade, se sinta em casa.

Desde já Agradeço